04 abril 2015

Resenha do livro: Capitães da Areia - Jorge Amado

Capitães da areia, foi  publicado em 1937. O livro teve a primeira edição apreendida e queimada em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em de 1944, quando uma nova edição é lançada, entra para a história da literatura brasileira, traduzido para outros idiomas e adaptados para rádio, teatro e cinema.

Capitães da Areia é uma obra do grande Jorge Amado, conta as aventuras, os roubos, o companheirismo, os namoros e as tristezas dos meninos abandonados de Salvador.

O livro tem três partes: "Sob a lua, num velho trapiche abandonado", "Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos" e "Canção da Bahia, Canção da Liberdade". 


O livro começa com cartas publicadas no Jornal da Tarde - do Secretário do Chefe de Polícia; do doutor Juiz de Menores; de uma Mãe Costureira; do Padre José Pedro; do Diretor do Reformatório - debatendo o assunto das crianças abandonadas na cidade que viviam do furto.

Em seguida conhecemos as crianças, suas tristes histórias, onde e como eles vivem. Pedro Bala, um  garoto de 15 anos, loiro e com uma cicatriz no rosto é o chefe dos Capitães da Areia - ele ficou com o cargo e a cicatriz após vencer outro garoto em uma briga. Professor, João Grande, Pirulito, Sem-Pernas, Gato, Boa-Vida e Volta Seca são os maiores companheiros de Pedro. Cada um com sua qualidade diferente, conseguindo dinheiro do seu modo. 
Os Capitães da Areia eram apenas crianças, mas eram crianças que conheciam o mundo como homens.

Na segunda parte, a vida de todos muda no trapiche quando Dora e seu irmão Zé Fuinha tornam-se membros dos Capitães de Areia. Pela primeira vez aparece uma menina no velho trapiche. Dora foi como uma mãe que eles nunca tiveram, irmã para alguns, amor para outros, e noiva para um.

Na terceira parte descobrimos o destino de cada um deles, para onde eles vão, e como ganham a vida, de uma forma emocionante. 

As minhas impressões com o livro de primeira era que eu não iria conseguir ler. Não vou negar, mas o livro começa de uma forma muito chata, eu quase parei a leitura. Mas fui persistente e vi que a leitura ia ficando melhor, até que eu me envolvi por completo com a história. Então se você pretende ler, leia até a metade pelo menos antes de desistir. Esse livro tem jeito de se meio chato por ser aquele tipo de livro que todo professor de português te obriga a ler. Mas se você ler por conta própria, vai ver que não é ruim, muito pelo contrário, a história é linda, e o livro é ótimo.

Espero que tenham gostado da resenha, beijos e até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário

Já dei minha opinião, agora é sua vez.
não seja uma leitora invisível ! comente
Criticas pode? claro se forem construtivas
Obrigada !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...